All for Joomla All for Webmasters

MODELO DE ATUAÇÃO

Cenário Nacional
A Lei prevê a responsabilidade compartilhada da destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos (REEE) pelos fabricantes, distribuidores, varejistas e também pelo consumidor.
Até mesmo a contratação de prestação de serviços que ocasione um gerenciamento inadequado é responsabilidade exclusiva do gerador.
Prevê ainda o fechamento dos lixões a céu aberto que serão trocados por aterros sanitários controlados e fiscalizados pelos órgãos competentes.
O Brasil como um mercado emergente é hoje o segundo maior gerador de REEE per capita do continente americano (*Relatório ONU, 2015), com mais de um milhão e quatrocentas mil toneladas geradas por ano.
Segundo estudo da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) os 150 maiores municípios brasileiros – a maioria nas regiões Sudeste e Sul – são responsáveis por aproximadamente dois terços de todo o resíduo eletroeletrônico que se estima seja descartado no país.
Cenário ABRIN
Por outro lado, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Diz o art. 7º da PNRS
São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: II – Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A ABRIN tem atuação junto a todos os segmentos quer seja, público e privado, organizados, cooperativas, centros de recondicionamento e de reciclagem, empresas de logística reversa, PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), instituições sociais e educacionais, universidades, laboratórios de sustentabilidade, agentes do terceiro setor.

Dessa forma sua atuação visa implementar um modelo de inclusão social e digital para o empoderamento de pessoas com o respaldo de relatórios de impacto sócio ambiental que demonstre esses resultados com transparência, ética e com indicadores econômicos e sociais.

Visa ainda implementar um modelo de processo de auditoria e certificação para todos os agentes envolvidos nesse segmento que atestem a realidade do setor.

A ABRIN segue os conceitos da ética, da solidariedade e de compliance.

*ONU. Organizações das Nações Unidas. Gestión Sostenible de Residuos de Aparatos Eléctricos y Electrónicos en América Latina - 2015. Disponível em: www.itu.int.

ABRANGÊNCIA ABRIN

CASES ABRIN

Case ABRIN Brasília

Case ABRIN Goiânia

Case ABRIN São Paulo