All for Joomla All for Webmasters

QUEM SOMOS

A ABRIN é uma associação civil, de fins não econômicos ou lucrativos e de abrangência nacional que congrega entidades públicas, privadas e associadas. Busca a defesa, fortalecimento e desenvolvimento do setor nacional de reciclagem, recondicionamento e descarte de equipamentos eletrônicos visando sempre os objetivos comuns.

Dentre os vários objetivos que a ABRIN se propõe, podemos destacar ainda:

Promover conteúdo tecnológico e de inovação para apresentar ao Poder Público e a sociedade, soluções com vistas ao desenvolvimento do setor nacional de reciclagem, recondicionamento e descarte de equipamentos eletroeletrônicos;
Representar as entidades associadas em todos os níveis de Governo, com o objetivo de patrocinar e incentivar realizações de natureza cultural, científica, tecnológica, ambiental, formativa, educacional e econômica, e de inclusão social através da área digital;
Disponibilizar serviços e assessorias, realizando, patrocinando ou apoiando eventos, feiras, congressos, cursos, simpósios ou seminários de interesse do segmento de reciclagem com seus desdobramentos e incentivar o relacionamento entre entidades de classe congênere.

COMPOSIÇÃO NOMINAL DOS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO

Conselho de Administração
Presidente: Vilmar Simion Nascimento
Vice-Presidente: Ronaldo Moura Stabile
Diretor Financeiro: Denise Flores
Secretário: Carlo Fabiano Ribeiro Leite

 

Conselho Consultivo
Alexandre Siqueira Mesquita
Domingos Sávio de França
Elaine Pinheiro
José Avando
Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho

QUALIFICAÇÃO NOMINAL DOS INTEGRANTES DA ASSOCIAÇÃO

 
VILMAR SIMION NASCIMENTO - Presidente

Tecnólogo em Marketing, fundador e coordenador da ONG Programando o Futuro. Entre seus trabalhos estão o desenvolvimento de aplicações e conteúdos didáticos, a implantação e acompanhamento do Programa Estações Digitais com 900 pontos de inclusão digital em todo o território nacional, a replicação de tecnologias sociais e a coordenação de polo de educação a distância de um programa do Governo Federal.

Atualmente coordena o projeto Estação de Metarreciclagem, iniciativa que trabalha com reuso de computadores, tratamento e destinação de resíduos eletroeletrônicos e na capacitação profissional de jovens e adultos. O projeto está situado em Valparaíso de Goiás. Atuou como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

RONALDO MOURA STABILE – Vice-Presidente

Economista com Especialização em Administração de Empresas e Matemática Financeira.

Industrial na área de fabricação e Reciclagem de Embalagens Industriais por mais de 35 anos. Sócio-Diretor da Recicladora Urbana, Membro do Conselho Fiscal do Sistema B - Brasil. Empresa membro do Grupo CE100 Brasil (Ellen MacArthur Foundation - Economia Circular) e Certificada pelo Sistema B Brasil.

 

DENISE FLORES – Diretora Financeira

Professora alfabetizadora, especialista em Tecnologias Assistivas e cursando pôs em Gestão de Sistemas da Informação. Servidora pública municipal em Porto Alegre, atualmente assessora de gabinete da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social/Coordenadoria para Inclusão Digital. Participante do Programa International Radio Action for Training Education (Free radio Berkeley/CA- EUA), Membro Convidada da Organização NOMAD e do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial, Diretora da Organização Cidadania em Rede/RS. Membro do Comitê Executivo Nacional Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, Consultora Unesco/ MCTIC para Políticas de Comunicação/ Inclusão Digital.

 

CARLO FABIANO RIBEIRO LEITE - Secretário

Formado em administração de empresas, trabalha com entidades do terceiro setor desde 1998 nas áreas de formação e qualificação profissional. Colaborador da Sampa.org, em projetos para a Secretaria de Educação do Município de São Paulo (Portal do CEU), com o Banco Mundial (pesquisa sobre empreendedores informais na cidade de São Paulo). Diretor da ONG União Cultural e Educacional Panamericana – UNICEPAN e Centros de Inclusão Digital de Osasco (CID) que coordena o Projeto C3RCO (Centro de Recondicionamento, Recuperação e Reciclagem de Computadores) em Osasco na capacitação sócioprofissional de jovens e adultos para recuperação e reuso de computadores, e correta destinação de resíduos eletroeletrônicos.

 

ALEXANDRE SIQUEIRA MESQUITA - Conselho Consultivo

É atualmente Coordenador Geral de Articulação da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, Mestrando em Administração e Negócios – PUCRS, Formado em Administração de Empresas – PUC RS, Consultor de Direitos Humanos da UNESCO, Consultor de Projetos da AVESOL – Rede Marista, Coordenador de Projetos e Relações Institucionais Sociais da Rede Marista de Solidariedade, Superintendente da ONG Cidadania Digital e membro da Coordenação Nacional da Oficina Nacional para Inclusão Digital;

Um dos Criadores do Programa Telecentros Porto Alegre e do Futebol Social Marista;

Pioneiros na Implantação do CRC CESMAR – 1º Centro de Recondicionamento de Computadores do Brasil.

 

DOMINGOS SÁVIO DE FRANÇA – Conselho Consultivo

Mestrando em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP, Especialista em Gestão e Controle Ambiental com Curso de Formação em Auditor Ambiental pela Universidade de Pernambuco, Bacharel em Administração de Empresas. Trabalha com projetos de empreendedorismo, consórcios intermunicipais e inclusão digital desde 2000. Atua desde 2010 como Consultor Ambiental para empresas do segmento de Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos nacionais e internacionais. Ainda atuou como consultor da Fundação Kellogg (USA) e a Organização das Nações Unidas (ONU), para os temas de Educação, Meio Ambiente e Reciclagem de REEE. Desde 2009 é o diretor do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife.

 

ELAINE SIQUEIRA – Conselho Consultivo

Formada em Comunicação pela FAAP, pós-graduada em Administração pela FIA/USP, com especialização em Gestão por Performance pela Universidade Edith Cowan/Austrália e coach certificada pela ICF. Quinze anos de experiência executiva na Natura Cosméticos, seguidos de transição de carreira para o campo social, onde atua há uma década. 

CEO do Recode Brasil empreende iniciativa social voltada para o empoderamento digital. Educadores sociais, professores e bibliotecários são formados para apoiarem jovens no uso da tecnologia e no acesso a oportunidades de educação, empreendedorismo e empregabilidade. 

A organização mantém uma rede formada por 564 centros de empoderamento, distribuídos em 7 países, tendo impactado 1,7 milhão de pessoas nos últimos 22 anos. Entre seus apoiadores temos Fundação Bill&Mellinda Gates, B2W-BNDES, Microsoft, PMI Foundation, MINC e Secretarias da Educação no RJ/SP/SC.     

 

JOSÉ AVANDO - Conselho Consultivo

Economista, Empreendedor Social e Diretor Geral da Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Na ATN coordena o Programa YouthSpark de Capacitação da Microsoft, que contribui para acesso ao mercado de trabalho de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social e o Programa TechSoup Brasil, para a Doação de licenças de Software e da comercialização, a baixo custo, de computadores Remakker.

 

TEREZA CRISTINA MELO DE BRITO CARVALHO - Conselho Consultivo

Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Possui MBA pelo MIT Sloan School of Business. Possui Especialização pela Universidade de St. Petersburg. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade em TIC (LASSU), coordenadora de projetos pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) e professor associado da Universidade de São Paulo, coordenada projetos junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e do projeto Programa Origem Sustentável pelo Instituto by Brasil.

Criadora e fundadora do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR) da USP. Foi diretora do Centro de Computação Eletrônica da USP e Assessora da Superintendência de TI da USP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes de Computadores, Internet Avançada, Computação em Nuvem, Segurança de TI, Governança de TI, Eficiência Energética em TI, Sustentabilidade em TI, Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos, Sustentabilidade em Cadeias Produtivas. Tem recebido diversos prêmios na área de Inovação e Sustentabilidade pela sua atuação junto ao LASSU, LARC e CEDIR.